Fenajufe pede reunião com Fux para negociar reajuste salarial

Foto fuxEm um movimento similar ao de servidores do Executivo, a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário e do Ministério Público da União pediu uma reunião com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, para negociar a concessão de um reajuste salarial à categoria.
 
A entidade reúne 26 sindicatos de todo o país, entre os quais o Sinjufego.
 
No encontro, a Fenajufe pretende apresentar ao ministro um estudo sobre a política salarial de magistrados e procuradores, apontar a perda nas remunerações provocada pela alta inflacionária e propor um aumento “temporário” de 14,74% nos contracheques, com validade para este ano.
 
A entidade frisa, no entanto, que deve revisitar o assunto em 2023, para buscar “uma solução mais abrangente e completa, do ponto de vista da equiparação remuneratória“. 
 
“Importante ressaltar que os servidores do Poder Judiciário da União encontram-se apreensivos tendo em vista a crise econômica existente no país, o crescente aumento da inflação e a grande defasagem salarial que já perdura desde o último reajuste em 2019″, diz o ofício.
 
Fux está em recesso e, dessa forma, uma eventual reunião deve acontecer somente no próximo mês. Além disso, o presidente do STF não pode decidir sozinho sobre o tema. O debate precisa passar por todos os ministros em sessão administrativa.
 
A mobilização dos servidores começou após o Congresso aprovar o Orçamento de 2022 com a previsão de 1,7 bilhão de reais para a concessão de reajustes. O parlamento o fez depois de o presidente Jair Bolsonaro prometer aumentos a policiais federais.
 
--

Sinjufego com informações da Fenajufe