moldura geral foto historica 03

Flagrado pelas câmeras da TV Globo, na noite do último sábado (28), utilizando carro particular, o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, se reuniu com Michel Temer no Palácio Jaburu, residência oficial do vice-presidente da República.

Gilmar Mendes é relator no TSE do processo que analisa as contas da campanha da presidente afastada Dilma Rousseff e de Temer em 2014. Se a corte entender que os candidatos receberam recursos ilícitos ou cometeram outras irregularidades, pode cassar o mandato de ambos, o que geraria novas eleições diretas (se isso ocorresse atém o fim de 2016) ou indiretas (se acontecesse a partir de 2017).

Segundo informações da assessoria da presidência do TSE, a pauta do encontro girou em torno da reposição orçamentária da Justiça Eleitoral cujo recursos foram sensivelmente cortados. Acentua o Tribunal que caso os valores não sejam devolvidos, a realização das eleições municipais de outubro próximo pode ficar comprometida, isso porque há falta dinheiro para adquirir 90 mil novas urnas eletrônicas.

Embora o presidente do Sinjufego, Leopoldo Lima, tenha cobrado do ministro Gilmar Mendes atuação para se buscar os recursos da Chefia de Cartório, não há informações se o assunto foi abordado com o presidente interino Michel Temer. O sindicato de Goiás vem lutando incansavelmente no PLN 03/2016, projeto de alteração da Lei Orçamentária de 2016 que contempla também os valores para efetivar finalmente a Lei n. 13.150/2015, a chamada lei da isonomia da Chefia de Cartório.

---
Da Redação do Sinjufego

endereco 00