moldura geral foto historica 03

Renan vai consultar líderes sobre a melhor data para realizar sessão do Congresso Nacional

1aaa isonomiaApós exaustivo trabalho de interlocução com os parlamentares ao longo do dia de ontem (02/08) em busca de apoio e registro de presença dos deputados e senadores, os chefes de Cartórios e os representantes sindicais, entre os quais o presidente do Sinjufego, Leopoldo Lima, obtiveram resultado positivo na formação do quórum para iniciar a sessão conjunta às 19h que, entre vetos e outras proposições, apreciaria também o PLN 03/2016, projeto de interesse dos servidores da Justiça Eleitoral que garante recursos para dar plena efetividade à Lei n. 13.150/2015, a chamada lei da isonomia entre os chefes dos Cartórios.

Mas após o início da votação dos vetos presidenciais, que não foram destacados, o Plenário do Congresso Nacional foi se esvaziando, o que impediu o prosseguimento da sessão para votar os vetos destacados porque haveria necessidade do quórum qualificado de maioria absoluta tanto na Câmara quanto no Senado.

Assim, o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros, encerrou a sessão por volta das 23h de ontem (02/08).

1aasa isonomiaSegundo a assessoria de imprensa do Senado, não há data definida para analisar os vetos restantes. Ao término da sessão, Renan informou que vai se reunir com os líderes dos partidos para marcar nova data da sessão conjunta do Congresso Nacional, o que pode acontecer muito provavelmente na semana que vem. A segunda-feira, dia 08/08, às 19h, foi sugerida por alguns parlamentares. Para que haja convocação da sessão do Congresso Nacional é preciso ajuste de calendário das duas Casas Legislativas.

Somente após a analise dos vetos, que foram destacados para votação, é que os congressistas poderão apreciar o PLN 03/2016. Os vetos têm preferência na votação e travam a discussão de outras matérias enquanto não forem totalmente apreciados.

---
Da Redação do Sinjufego

endereco 00