moldura geral foto historica 03

Após o Sinjufego tomar conhecimento de que está em estudos entre os juízes federais proposta de reestruturação nas Varas Federais, em que claramente se demonstra em planilha, que visa extinguir três funções comissionadas FC2 e uma função comissionada FC5 nas Secretarias de cada Vara, para criar duas funções FC6 em cada gabinete de Vara; o sindicato agendou reunião com  Diretor de Secretaria Administrativa no último dia 26/09. O pedido de reunião se deu em virtude de demanda vinda dos próprios filiados. Durante a reunião, o Sinjufego solicitou que fosse aberto um canal de negociação pela Administração e que este pudesse participar da reunião dos senhores juízes federais.

Após recebida a orientação de que protocolasse um ofício, isto foi feito na última quarta-feira, dia 28/09, ocasião em que o Sinjufego citou a Convenção nº 151 da OIT, tornada executável no Brasil, que impõe à Administração Pública negociar com as entidades sindicais todas as situações em que envolver condições de trabalho dos servidores. No entanto, o  Juiz Federal Diretor do Foro indeferiu o pedido do Sinjufego, na quinta-feira, dia 29/09, alegando falta de "previsão regulamentar" (que de fato não existe, mas sim previsão constitucional - art. 8º e art. 10 da Constituição Federal - e legal - Decreto n. 7944/2013 com status de lei federal), de que é atribuição do Juiz Diretor promover a reorganização administrativa da Seção Judiciária, de que se o sindicato assim o desejar, pode promover debates e levar o seu resultado à "submissão" dos juízes.

A proposta em discussão pelos magistrados está causando muita indignação entre os servidores e imensa repercussão negativa na Justiça Federal.

Ao largo desses acontecimentos, o Sindicato recebeu quase uma centena de e-mails solicitando providências e já conta com abaixo-assinados de Varas Federais requerendo a realização de Assembleia Setorial da categoria na Justiça Federal para discutir o projeto elaborado pelo grupo de juízes federais. Ao mesmo tempo, obteve conhecimento, pelo que foi informado, de que o  Juiz Federal Diretor do Foro não haveria batido o martelo e não abraçado ainda a ideia de extinção das FCs nas Secretarias das Varas.

Sinjufego, pelo seu histórico de luta ao lado de todos os servidores e após demandado para isso, não poderia ficar alheio e promoveu a revisão do seu informativo, após a reunião com o Diretor de Secretaria Administrativa, distribuindo-o na sede, assim como no Edifício Gama Dias, em todas as Varas Federais. A medida que a distribuição era feita, mais solicitações de providências eram demandadas à entidade sindical. Ressalta-se que os pedidos de Assembleia Setorial já foram encaminhados ao presidente do sindicato para tomar as devidas providências. 

Sinjufego rejeita qualquer tentativa de retirar funções comissionadas de servidores que já a recebem por anos, fazendo parte do cotidiano e da organização financeira de inúmeros pais de família, notadamente considerando o fato de que após muito empenho e luta dessa entidade por um PCS justo, não foi alcançado de recomposição salarial o que era  esperado. 

Ao mesmo tempo, esta proposta só possui o condão de colocar colegas filiados uns contra a maioria e estabelecer um ranqueamento entre servidores que trabalham ardorosamente nos gabinetes, analisando complexas decisões e inúmeros outros que laboram incansavelmente nas secretarias, movimentando esta imensa máquina judiciária que se chama Justiça Federal.

Lamenta profundamente o que está ocorrendo e esclarece que, segunda a normatização da Resolução nº 24/2015, é exigida para a aprovação da proposta, de forma clara, o apoio da unanimidade de todos os juízes federais da Seção Judiciária. Por fim, vale lembrar que o Sinjufego continuará atento e vigilante na defesa dos servidores da Justiça Federal e estudará todas as medidas cabíveis que podem ser tomadas em relação a presente questão.

---
Da Redação do Sinjufego

endereco 00