O Sinjufego participa, de 7 a 10/05, no Rio de Janeiro (RJ), do 25º Congresso Internacional de Oficiais de Justiça com o tema: “O oficial de justiça: o agente de confiança”. O sindicato está sendo representado pelo diretor jurídico do sindicato, Fúlvio Luiz de Freitas Barros. É a primeira vez que o evento, que ocorre a cada três anos, é no continente latino-americano.
Durante o 25º Congresso Internacional da UIHJ, está sendo apresentado um Código Mundial de Ética Profissional que constituirá um novo e importante passo na história da organização, após a apresentação do Código Mundial de Execução em Madri (2015) e o Código Mundial de Execução Digital em Dubai (2021).
A UIHJ conta com 103 associações membros de 98 países, distribuídas pelos cinco continentes e pode ser considerada hoje como uma das maiores organizações internacionais de profissionais jurídicos do mundo.
Estima-se que o Brasil possua mais de 30 mil Oficiais de Justiça, divididos entre Oficiais da Justiça Federal, Trabalhista, Militar da União, dos Tribunais Superiores e de cada um dos 26 estados da Federação e Distrito Federal.
Nesse contexto, foi criada em 1998, a partir da união das associações estaduais de Oficiais de Justiça Federais e do Trabalho, a Fenassojaf para representar a categoria nacionalmente.
Recentemente, a Fenassojaf se transformou de Federação em Associação Nacional, o que fortaleceu sua luta pela defesa de direitos e prerrogativas dos Oficiais de Justiça Federais, do Trabalho, Militar da União e do Distrito Federal e Territórios.
Ao longo desse caminho, a FENASSOJAF estabeleceu sua vinculação como entidade membro da UIHJ em 2004, e de lá para cá, essa relação essa relação de intensificou, o que culminou com a eleição da cidade do Rio de Janeiro como sede do 25º Congresso da UIHJ.
---
Da Redação do Sinjufego