moldura geral foto historica 03

XXIII Plenária Nacional da Fenajufe: Delegados Aprovam Proposta Unitária sobre Carreira

Sinjufgo XXIII Plenária Belém PA

A XXIII Plenária Nacional da Fenajufe, realizada de 23 a 26/11, em Belém (PA), reuniu 25 Sindicatos de Base, entre eles, o Sinjufego. Com o mote “Categoria unificada na construção de uma carreira forte e valorizada – como artesãos que modelam e fazem da terra a arte”, o evento congregou servidores do PJU e do MPU de todo o País para discutirem, juntos, a carreira e sua valorização.


Para a XXIII Plenária Nacional, o Sinjufego enviou os seguintes delegados: João Batista Moraes Vieira, Osmarino Júnior, Lysa Lôbo Junqueira, Eliane Brito, Vanessa Corrêa e Tênisson de Sousa Cavalcante, além dos observadores, Fúlvio Luiz de Freitas e Belmira Pereira de Ataíde. O presidente da entidade, Leopoldo Donizete de Lima, por ser coordenador da Federação, participa do evento como delegado nato da Fenajufe.

 

Minuto de Silêncio


Durante a abertura, o diretor do Sinjufego, João Batista Moraes Vieira, fez uma intervenção solicitando um minuto de silêncio em homenagem ao ex-presidente do sindicato, Antônio Cezar Prazeres, que faleceu no último mês. Cézar foi um lutador aguerrido dos direitos dos servidores do PJU de Goiás, firme defensor do concurso público e conduziu o Sinjufego no período de 1994 a 2010.


Cenário Atual


Para o primeiro painel da Plenária - “Atualidade e seus desafios: a situação das servidoras e servidores públicos do Brasil e relação com a carreira e extinção de cargos no PJU e MPU” – foram convidados os painelistas: Carlos Maldonado, servidor público Federal aposentado vinculado à UFRJ; Plínio de Arruda Sampaio Júnior, professor livre-docente do Instituto de Economia da Unicamp e Vladimir Nepomuceno, diretor da Insight Assessoria Parlamentar. Os palestrantes fizeram um chamamento para a responsabilidade da categoria no enfrentamento da atual crise sócio-política e econômica, que se intensifica com o crescente aumento da pobreza e das desigualdades sociais, na qual os trabalhadores estão perdendo renda em todos os lugares do mundo. “Precisamos nos juntar, só dessa forma vamos conseguir enfrentar a correlação de força que nunca foi favorável a nós”, pontuou Vladimir Nepomuceno.


Também foram discutidos o Regimento Interno da Plenária; a Reestruturação das Carreiras dos Servidores do PJU e MPU; Opressões (PCD, LGBTQIA+, Gênero, Raça) e assédio moral.


Proposta Unitária sobre Carreira


Após três dias de debates intensos, os 263 participantes da XXIII Plenária Nacional da Fenajufe aprovaram as resoluções apresentadas no segundo maior evento deliberativo da categoria. Pela primeira vez, uma proposta para o texto base de reestruturação das carreiras foi aprovada, por unanimidade, no espaço de discussões.


O texto aprovado aborda ainda entre outros pontos, a busca pela unidade da categoria, a elevação da consciência de classe e o fortalecimento do papel dos Sindicatos, Federações, Confederações e Centrais Sindicais para garantir avanços.


Além da carreira, o plano de lutas aprovado recebeu propostas com os temas “a atualidade e seus desafios - a situação das servidoras e servidores públicos do Brasil, opressões e moções”.


“Foi uma Plenária de consensos. Agora vamos buscar as mobilizações para implementar o que foi aprovado no encontro”, avalia o presidente do Sinjufego, Leopoldo Donizete de Lima.


Aprovação da Prestação de Contas


No último dia do evento, foi aprovada a prestação de contas da Federação referente ao período de abril de 2022 a setembro de 2023 – incluindo a obra da nova sede – e também foi definida a cidade de Natal (RN) para sediar a próxima plenária, em 2024.
---
Redação do Sinjufego com informações da Fenajufe

---
Fortaleça sua categoria, filie-se ao seu sindicato!
---
Link seguro para filiação on-line: http://filia-sinjufego.org.br

endereco 00