Com relação aos pedidos de aumento de salário, o governo tem como data limite o fim do mês para apresentar a proposta orçamentária para o ano que vem. A pauta dos fiscais federais agropecuários vai além e o Ministério da Agricultura assumiu compromissos com a categoria.
"O governo está se utilizando de alguns sistemas que, na nossa visão, não são adequados. Nós achamos que a melhor forma de superar o conflito é dialogar, é apresentar uma proposta. A cada momento que o governo tenta apresentar uma proposta dessa de repressão, de corte de ponto e outros como o decreto que substitui os grevistas, a greve cresce", afirma Sérgio Ronaldo da Silva, diretor-executivo da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef).
Os servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário tem uma nova reunião com o governo na próxima semana.
Já os fiscais federais agropecuários receberam do Ministério da Agricultura o compromisso de que os cargos de confiança passarão a ser preenchidos por servidores de carreira, além da realização de concurso público para a contratação de 500 servidores e a criação de uma escola para a qualificação profissional. A promessa, que já havia sido feita na semana passada, foi oficializada nessa quarta.
Fonte: Sindijufe/MT com informações do Canal Rural