Na tarde da última quinta-feira, 16/08/2012, o Sinjufego realizou assembleias que contaram com expressiva participação de servidores do TRT, JF e TRE, mostrando que o momento de intensificar a mobilização tem que ser agora: pressionar para garantir que a reserva orçamentária do Judiciário seja encaminhada pelo Executivo no dia 31/08/2012 para depois garantir a inclusão do PCS na LOA/2013.
Assembleia no TRT-GO
Mais de 100 servidores do TRT participaram da assembleia setorial, aprovando, ao fim, a deflagração temporária do estado de greve. O posicionamento dos servidores da classe trabalhista é, no entanto, de entrar com uma greve forte e consolidada, com adesão massiva, uma vez que a recente decisão do STJ atinge apenas o Eleitoral. A fim de fortalecer e legitimar a decisão sobre a greve, nova rodada de assembleia foi marcada para segunda-feira, dia 20, às 13h, em que se espera receber o dobro de participantes.
O sindicato ressaltou que o maior Tribunal de Goiás, casa onde se defende os direitos trabalhistas, não pode assistir impassível às greves que já tomam conta do País. Ou se luta agora, em 2012, ou deixa-se para lutar em 2014.
Diante da expressiva assembleia de ontem, o Sinjufego parabeniza os servidores do TRT-GO que demonstraram que estão empenhados na luta conjunta com os servidores da JF e TRE.
Assembleias na JF-GO e no TRE-GO
Também com expressiva participação dos servidores da JF, foi decidida a instalação do estado de greve, com nova rodada de avaliação na terça-feira, dia 21/08/2012, às 14h.
Já no TRE-GO, a decisão do STJ que determina que durante a greve haja um percentual de 80% em trabalho foi o centro das discussões, havendo, inclusive, sugestões para descumprimento da liminar.
Nesse ponto, o presidente do Sinjufego, João Batista Morais Vieira, ressaltou que o sindicato pertence aos seus filiados. Caso haja a intenção de descumprir a medida arbitrária do STJ, haverá discussão em assembleias mais ampliadas. Como o descumprimento da decisão judicial poder ter, futuramente, reflexos patrimoniais na entidade sindical, inclusive podendo inviabilizar a sua existência, a decisão de não seguir a liminar não cabe estatutariamente ao administrador do sindicato, mas às assembleias gerais do mesmo, pois em matéria que possa comprometer o patrimônio do Sinjufego, essa competência cabe aos seus filiados, reunidos, soberanamente, em assembleias gerais.
Para o presidente do Sinjufego ficou evidenciado que as administrações do TSE e o STJ estão, ao que parece, trabalhando em parceria para enfraquecer a greve na Justiça Eleitoral, usando do poder sacramental das decisões judiciais para violentar o direito constitucional de greve do servidor da Justiça Eleitoral. "O direito de greve, se não bastasse dizer que é um caso de polícia, agora é um caso do Judiciário, isso porque quando as coisas apertam estão chamando os bombeiros, ou melhor, chamando o Judiciário para por fim às greves. Nada mais estratégico e fácil para o Governo", conclui João Batista.
Ainda na assembleia setorial do TRE-GO, que também aprovou o estado de greve, cujos servidores realizaram o apagão histórico nos dias 4 e 5 de julho deste ano, foram discutidas as mobilizações que serão realizadas, foram discutidas as chamadas operações padrões, entre as quais o cumprimento rigoroso da jornada normal de trabalho dos servidores no período eleitoral, evitando trabalho excessivo aos sábados e domingos, além de evitar treinamentos e trabalhos fora do expediente e sem cobertura de pagamento de horas-extras.
Conforme decidido na assembleia setorial do TRE-GO, sugestões para operações padrões devem ser encaminhadas ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Nova assembleia de avaliação no TRE foi marcada para o dia 20 de agosto, segunda-feira, às 16h.
Atos em Brasília, caravanas com ônibus:
Dia 23/08/2012: Ato no Supremo Tribunal Federal (a ser confirmado);
Dia 30/08/2012: Ato Nacional no STJ ("Já Vai Tarde, Ary Pargendler" - término do mandato no STJ, ato confirmado pela Fenajufe);
Dia 07/09/2012: Ato pela Independência do Poder Judiciário Federal (a ser confirmado).
Servidores, participem das mobilizações do Sinjufego!
Sinjufego – Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal em Goiás