moldura geral foto historica 03

O presidente do TRT-18, Mário Sérgio Bottazzo, inaugura hoje, às 17 horas, a Vara do Trabalho de Pires do Rio. A movimentação processual da região justificou sua a criação.

pires do rio
--------------

O presidente do TRT de Goiás, desembargador Mário Bottazzo inaugura nesta sexta-feira, 18/1, às 17 horas, a Vara do Trabalho de Pires do Rio. A nova VT é fruto da Lei 12.478/ 2011, que criou 12 novas varas para Goiás, e terá como titular o juiz Cleidimar Almeida.

A análise da movimentação processual da nova jurisdição, conhecida como micro-região da Estrada de Ferro, justificou a instalação de uma vara do trabalho. Além do município-sede, que é Pires do Rio, a jurisdição também é composta pelos municípios de Cristianópolis, Ipameri, Orizona, Palmelo, São Miguel do Passa Quatro, Santa Cruz de Goiás, Urutaí e Vianópolis.

A instalação da nova VT também irá contribuir para desafogar as Varas do Trabalho de Caldas Novas, Aparecida de Goiânia, Catalão e o Foro de Anápolis, onde eram jurisdicionados os municípios que compõem agora a jurisdição com sede em Pires do Rio.

A cidade

Pires do Rio, localizada a 140 km da capital, Goiânia, possui o único museu ferroviário do Estado e o 5º do gênero no país. A cidade nasceu com a construção do entroncamento ferroviário que ligou a Ferrovia Centro Atlântica (FCA) ao porto de Santos/SP. Uma ponte histórica, sob o Rio Corumbá, a ponte Epitácio Pessoa, ainda resiste ao tempo. Ela foi importada da Europa e tem características arquitetônicas da época. Tempos depois foi substituída por uma ponte de concreto, mas a ponte de ferro ainda continua no local original. Pelos trilhos da cidade de Pires do Rio passaram grande parte dos materiais que construíram Brasília e Goiânia.

Fonte: Assessoria de Comunicação do TRT-18ª e O Popular

 

endereco 00