Pela primeira vez, Goiás terá um membro titular na Direção Executiva da Fenajufe
Por uma aproximação maior da Federação com sua base, colocando os interesses da categoria acima de qualquer disputa partidária, pela implantação democrática das eleições diretas e pelo fim das reeleições ad eternum dos dirigentes.
Com essa atuação, com apoio e respaldo de um grupo coeso em torno dessas bandeiras, e mesmo assim sofrendo resistência de setores tradicionais da Fenajufe, o Sinjufego passa agora a fazer parte da Diretoria Executiva da Federação através da eleição do seu presidente João Batista Moraes Vieira.
Sabe-se das dificuldades que serão enfrentadas uma vez que não há consenso entre as forças majoritárias componentes da Federação sobre as propostas defendidas pela delegação do Sinjufego.
Importante dizer com todas as letras que há servidores insatisfeitos com a briga fratricida entre os partidos que dominam a pauta de discussão da Fenajufe, muitas das vezes deixando para o segundo plano o necessário e imprescindível debate sobre os problemas da nossa categoria. É preciso destravar os debates, deixando pauta limpa para discutir os assuntos que afetam nossa carreira. Prova maior disso é que a pauta do Plano de Lutas, um dos assuntos de maior interesse do 8º Congrejufe, não chegou nem a entrar na discussão do Congresso.
É preciso, por isso, dar voz a esses servidores que desejam uma Federação mais atuante e independente. E que tenha, sobretudo, um processo eleitoral de escolha de seus dirigentes mais democrático em que a base representada por mais de 100 mil servidores seja chamada a participar.
E também por respeito a sua base e às decisões tomadas em reuniões, convém ressaltar que a delegação do Sinjufego foi uma das poucas que votou 100% pela saída da CUT da Fenajufe. Foram 10 importantes votos que contribuíram para o resultado final.
Como uma semente plantada, a delegação de Goiás acredita que os interesses da categoria têm que estar acima de tudo e que o sindicalismo para ser verdadeiramente autônomo precisa estar desvinculado das entidades governistas.
Pela união jamais vista, pelo companheirismo, pelo coleguismo, o Sinjufego agradece a participação dos delegados ao 8º Congrejufe: Aurélio Gomes (JF), Cícero Martins (JF), Félix Nascimento (JF), Fúlvio (JF), Heitor Paim (JF), Gilvani Ferraz (JF), Januário Pereira (TRE), João Batista (TRE), Leopoldo Donizete (TRE) e Maurílio de Carvalho (TRE).
Agradecimentos especiais aos componentes do grupo de discussão que se formou durante o 8º Congrejufe e aos integrantes da chapa "Por uma nova Fenajufe'.
Destaca-se a participação do delegado Januário Pereira, pessoa com deficiência visual, que deu exemplo de que a limitação física não é obstáculo para se afastar das lutas da carreira.
---
Sinjufego