Os representantes das centrais sindicais tiveram reunião rápida nesta terça-feira (19) com o senador Romero Jucá (PMDB-RR) e entregaram uma proposta como ponto de partida para regulamentação do direito de greve no serviço público. O debate vai ser retomado na próxima terça-feira (26), às 17 horas.
Também foi entregue documento propondo a constituição de mesa de negociação tripartite que deverá considerar as 28 proposições existentes hoje (23 na Câmara dos Deputados, quatro no Senado, e uma das centrais sindicais).
Neste sentido, os sindicalistas propuseram que seja elaborado calendário para instalação da mesa negocial e sistematização de todas as proposições existentes, e a partir dessa sistematização, construir coletivamente uma regulamentação para tratar não só do direito de greve, como também dos outros pontos da Convenção 151 da OIT.
Compromisso
Jucá assegurou que a matéria não vai entrar na pauta da Comissão Mista de Consolidação da Legislação Federal e Regulamentação de Dispositivos da Constituição Federal antes de ouvir e debater as propostas encaminhadas pelas centrais sindicais.
No entanto, ressaltou que tem pressa na votação da matéria, porque o colegiado precisa apreciar outras propostas de regulamentação da Constituição.
Fonte: Diap
Foto: Diap