E categoria precisa intensificar mobilizações nos próximos dias
O PLC 28/2015, que reestrutura a carreira e repõe parcialmente as perdas salariais dos servidores do Judiciário Federal, foi incluído na ordem do dia da sessão do Senado da próxima quarta-feira (10).
Na última quarta-feira (03), mesmo com a possibilidade de não haver sessão no plenário do Senado, devido ao esvaziamento da Casa em função do feriado de Corpus Christi, a Fenajufe continuou buscando novas conversas com senadores. O objetivo, segundo a coordenadora da Federação Mara Weber, é garantir o maior número possível de apoios no Senado para aprovar o projeto na próxima semana, aliado também às pressões junto ao STF, para que este cobre do Palácio do Planalto uma saída que garanta a aprovação do PLC 28 e a consequente implementação do reajuste salarial da forma como está no projeto em tramitação.
Greve é urgente
Com a possibilidade de o PLC 28 ser votado no próximo dia 10 de junho, a deflagração da greve por tempo indeterminado em todo o país torna-se ainda mais necessária e urgente. Até lá, é fundamental que a categoria atenda ao chamado da Fenajufe e dos sindicatos de base e garanta a construção de um movimento forte e unificado, que seja capaz de pressionar governo e STF a fecharem o acordo orçamentário.
A orientação da Fenajufe é que em todo o país a greve seja deflagrada até o dia 10 de junho. A expectativa, e a orientação da Fenajufe, é que todos os outros sindicatos que ainda não aprovaram a data do início da greve, façam a avaliação em assembleias e definam a adesão ao movimento, fortalecendo a luta em defesa do PLC 28 e sua imediata implementação.
É importante, ainda, que nesta semana decisiva os sindicatos enviem representantes à Brasília para fazerem o trabalho prévio de “corpo a corpo” com os senadores e “lotarem” o Senado Federal na quarta-feira (10/06), quando o projeto deverá ser votado.
Além de estar se preparando para realizar uma grande mobilização no dia 10/06, a exemplo do que ocorreu nos dias 27/05 e 03/06, quando Cartórios Eleitorais, Varas e Seções funcionaram precariamente, outras unidades nem chegaram a abrir ao público, o Sinjufego vai também enviar no dia 10/06 delegação à Brasília para fazer o trabalho de abordagem aos senadores. No dia 11/06, um dia após a paralisação de 24h, o sindicato faz, na sede do TRE-GO, às 16h, nova assembleia geral para avaliar o cenário de negociação em torno do PLC 28/2015, havendo proposta de indicativo de greve por prazo indeterminado.
---
Com informações da Fenajufe, editado pelo Sinjufego