Os filiados do Sinjufego, Fúlvio Barros/JF, Paulo Alves/JF e Ricardo Barbalho/TRE participaram ontem (14/07) da reunião do Comando Nacional de Greve para avaliação do quadro de greve nos estados.
Os representantes do Sinjufego levaram a informação de que a greve em Goiás, iniciada em 27/05, continua firme, com repercussão na capital e no interior do Estado, ganhando mais adesão nesta reta final em que a Presidência da República deva tomar uma decisão em relação ao PLC 28/2015.
Em Goiás há registros formais de inúmeras audiências adiadas em razão do movimento paredista, sem contar que o Sinjufego fechou inédito acordo com a Administração do TRT-GO para manter a realização tão-somente dos serviços essenciais.
Segundo a avaliação realizada pelos presentes ao Comando Nacional, a greve nos estados segue firme, com pontuais recuos sendo revertidos pela atuação firme do movimento paredista. Atividades como passeatas, buzinaços e arrastões nos setores do PJU, conseguiram mais adeptos pelo país, com grande participação de cidades do interior nos estados.
Também o silêncio mantido pela cúpula do Supremo Tribunal Federal, principalmente do presidente, ministro Ricardo Lewandowski, foi interpretado como distanciamento do interesse dos servidores, pois restringe qualquer discussão sobre a reposição das perdas ao contexto institucional, longe da bandeira da categoria que é a sanção do PLC 28.
A partir desta semana, a orientação da Fenajufe é que o movimento paredista em todo o País seja intensificado. Em Brasília, a Federação continuará com a estratégia de se reunir com os presidentes dos Tribunais Superiores e também, manter o corpo-a-corpo com os parlamentares coletando assinaturas de apoio à sanção do PLC 28 e compromisso para a derrubada do veto, caso ocorra.
Calendário
Com presença de 15 dos 30 filiados que compõem o CNG, registrando a participação de representantes da base do Sindiquinze/SP, Sinjufego/GO, Sindjus/DF, Sintrajufe/RS, Sindjufe/TO, Sintrajufe/MA, Sitraemg/MG, Sintrajusc/SC, Sintrajurn/RN, Sintrajud/SP, Sindjufe/BA, Sinjuspar/PR, Sindjufe/MS e Sindijufe/MT. Pela Fenajufe participaram os coordenadores Adilson Rodrigues, Cledo Vieira, Roberto Ponciano, Tarcísio Ferreira, Pedro Aparecido, Saulo Arcangeli, Eugênia Lacerda e Edmilton Gomes, o CNG aprovou o seguinte calendário de atividades para os próximos dias:
- Manutenção e fortalecimento da greve
16/7 – Ato às 15h no STF, após reunião do CNG na Fenajufe
20 a 21/7 - Apagão nos estados, com vigília na noite do dia 21/7.
20 a 22/7 - Caravanas a Brasília com ato e realização de vigília na noite do dia 21/7.
22/7 – 9h participação da marcha dos SPF
22/7 – 14h reunião do Comando de Greve para avaliar os desdobramentos da sanção ou veto
23/7 – Rodada de assembleias nos estados para avaliar a greve a partir da indicação do Comando Nacional de Greve.
--
Fonte: Fenajufe, com edição do Sinjufego