O requerimento de urgência do PL 2648/2015 já foi aprovado pela Câmara dos Deputados, mas falta apreciação do seu mérito. Uma vez liberada a votação, os pareceres favoráveis dos relatores das Comissões na CFT e na CCJ são apresentados no próprio Plenário da Câmara. Depois de aprovado o mérito do projeto, a matéria segue ao Senado Federal, provavelmente com regime de urgência.
Esta semana conta com o feriado nacional de corpus christi na quinta-feira, 26/05, o que deve ser emendado para sexta-feira, que é dia da semana normalmente considerado de baixa atividade parlamentar. Hoje, 23, e amanhã, 24, são dias dedicados para articular a votação do PLN 01/2016 que estipula uma nova meta fiscal com déficit de 170,5 bilhões no Orçamento da União. Será feito grande esforço da base aliada do Governo Temer para reunir votos suficientes na sessão conjunta do Congresso Nacional (Câmara e Senado). Antes da votação do PLN 01/2016, o Congresso tem que votar os 27 vetos pendentes de apreciação, o que indica que a sessão de amanhã, 24/05, poderá ser longa, impactando as votações do dia seguinte.
Junte-se a isso o conturbado cenário político agravado pela divulgação de conversas, realizadas em março passado, nas quais o então Senador Romero Jucá tramava para abafar a operação Lava-Jato em caso de eventual Governo Temer.
Mesmo o Ministro do Planejamento, Romero Jucá, reafirmando que o projeto de reajuste do Judiciário está mantido, apesar do novo déficit, o que já está sendo criticado pela grande imprensa, os servidores do PJU devem ficar atentos para eventuais manobras do Governo Temer, deixando a critério dos parlamentares aprovar ou não o PL 2648, como já ocorreu no final de 2014 quando o projeto dos Juízes foi aprovado e o projeto dos servidores ficou para trás.
---
Da Redação do Sinjufego