Em segundo turno a ser realizado hoje, 25/10, a Câmara dos Deputados deve chancelar a proposta do Executivo Federal que limita o investimento para os próximos 20 anos, com impacto considerável nos setores da saúde, educação e serviço público.
A PEC 241/2016, destinada às três esferas de Poder, lançará seus efeitos perversos sobre os servidores do Judiciário da União que sofrerão com um congelamento salarial de 20 anos. É equivocado achar que no ano seguinte o servidor terá reposição da inflação do ano anterior com base no índice medido pelo IPCA. A camisa-de-força orçamentário destina-se a todo Poder Judiciário, limitando sua expansão nas rubricas de investimento, custeio e pessoal, o que leva a restringir, por exemplo, construções de novas Varas e a realização de concursos públicos. O que de fato, afetará a carreira dos servidores do PJU, uma vez que quem permanecer no serviço terá uma carga de trabalho muito maior, ainda contando com salário congelado.
O Sinjufego, em conjunto com o Fórum Goiano das Entidades Federais, (FOGEF), vai atuar mais incisivamente na luta para barrar essa PEC no Senado Federal cuja deliberação nessa Casa, conforme pretende o Governo Temer, deve ser concluída em dezembro próximo.
---
Redação Sinjufego