Antiga reivindicação do oficialato, tanto do ramo Federal quanto Estadual, o Senado, por intermédio da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), aprovou requerimento do senador Romero Jucá (PMDB/RO) para realização de audiência pública para instruir o projeto PLC 30/2007, do deputado Nelson Pellegrino (PT/BA), que trata do porte de arma para algumas classes de servidores públicos, entre os quais os Oficiais de Justiça.
A discussão pública do projeto foi fruto da pressão das entidades sindicais representativas da categoria que demonstram ser a atividade exercida pelo segmento dos Oficiais de Justiça uma atividade de risco, bem como reconhecem a necessidade da regulamentação do porte de arma para esses profissionais, alertam ainda que o risco da atividade do Oficial de Justiça é contínuo e não eventual.
Entre outras atribuições, os Oficiais de Justiça são responsáveis pelo efetivo cumprimento dos mandados de penhora e cobrança judicial, medidas que são executadas a qualquer dia e hora, por servidores sozinhos e desarmados. Há farto registro de episódios de violência contra os Oficiais de Justiça, inclusive assassinatos.
Por
enquanto não há data definida para realização da audiência pública, mas assim
que for realizada, o PLC 30/2007 retornará à pauta da Comissão de Defesa
Nacional, e uma vez aprovada, a matéria irá ao plenário do Senado Federal, após
seguirá para sanção presidencial.
---
Sinjufego