Discussão da PEC 10/2023 está prevista para ser retomada no Plenário do Senado nesta quinta-feira (25) e Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse que vai segurar proposta caso seja aprovada pelos senadores
Para bancar o relatório da PEC 10/2023 aprovado na CCJ do Senado, segundo dados do Governo, haverá nos próximos 3 anos um impacto de R$ 82 bi nas contas públicas, daí a pressão dos líderes governistas para barrar a matéria que já encontra eco nos comentários da sociedade e da imprensa.
Visando reduzir resistências, há a articulação nos bastidores do Senado para desidratar a proposta que foi aprovada na CCJ, restringindo tão somente aos membros da Magistratura e MP, deixando de lado os servidores públicos, incluindo nessa rol os servidores do PJU.
O pai da criança, senador Rodrigo Pacheco (PSD/MG), tem se empenhado para aprovar a PEC dos Quinquênios, sendo até reconhecido por esse esforço pelas entidades de classe da Magistratura. E o próprio Pacheco manifestou nesta manhã de quinta-feira (25) que a proposta do jeito que está, com extensão a outras categorias, não passa.
---
Da Redação do Sinjufego