Após meses de intensa atuação da Fenajufe e sindicatos de base, entre eles, o Sinjufego, o Conselho da Justiça Federal (CJF) decidiu pelo pagamento retroativo dos quintos que foram absorvidos na primeira parcela da recomposição salarial de fevereiro de 2023 das servidoras e servidores da Justiça Federal. A decisão foi tomada na tarde desta segunda-feira (24/06), em sessão realizada na sede do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), em Belo Horizonte(MG).
O voto do conselheiro Calmon Nogueira acompanhou a divergência do ministro Og Fernandes pela não absorção dos quintos na primeira parcela, garantindo a vitória tão aguardada pela categoria.
Desde a última sessão no dia 27/05, a Fenajufe e o Sinjufego já aguardavam por esse desdobramento, uma vez que a manifestação positiva do ministro Og Fernandes reconheceu o direito dos servidores ao recebimento retroativo.
Na véspera daquela sessão, em (20/05), o presidente do Sinjufego, Leopoldo Donizete de Lima e o diretor do sindicato, Luiz Alberto de Freitas Farias, reuniram-se, juntamente com a Federação, com o novo presidente do TRF1, Des. João Batista Moreira, para tratar do assunto.
O resultado representa uma grande vitória para toda a categoria. O próximo passo é garantir que os Tribunais coloquem os valores no orçamento.
---
Da Redação do Sinjufego