Quadro de Greve (atualizado em 20/06/2011)
- Detalhes
Nesta semana, vários sindicatos promoveram paralisações de 24 horas e parciais e realizarão assembleias para decidir a entrada no movimento. No Espírito Santo, a categoria já decidiu deflagrar a greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira, 27 de junho.
Confira abaixo o quadro em todo o País:
Estados que já estão em greve por tempo indeterminado
Sindjus-DF: Os servidores do Judiciário Federal e do MPU no DF estão em greve por tempo indeterminado desde o dia 18 de maio. Todos os dias, o sindicato promove piquetes com os grevistas nos locais de trabalho. Nesta segunda, o sindicato piquetes nos locais de trabalho. Nesta terça (21/06) será realizado ato entre os anexos I e II da Câmara dos Deputados. Na quarta-feira (22/06), os servidores estão sendo chamados para acompanhar a sessão da CFT, às 10h. E na sexta-feira (24/06), o sindicato retomará os piquetes nos locais de trabalho.
Sindjufe-BA: Os servidores do Judiciário Federal baiano continuam em greve, que teve inicio no dia 1º de junho. A próxima assembleia será realizada no dia 29/06, às 13h, na Justiça Federal. Na segunda-feira (20/06), foram realizadas assembleias setoriais no TRT do Comércio e na JF. Nesta terça (21/06), o sindicato reunirá os servidores do TRE na quarta-feira (22/06).
Sindijufe-MT: A greve em Mato Grosso teve início no dia 7 de junho. Na segunda-feira (20/06), o sindicato promoveu assembleia geral, que aprovou a continuidade do movimento. A atividade teve a participação de servidores de Cárcere, onde os servidores da Vara do Trabalho entraram na greve e a adesão é em torno de 70%.
Sindjuf-PA/AP: Os servidores do Pará e do Amapá entraram em greve por tempo indeterminado no dia 15 de junho. Ato unificado realizado na última sexta (17/06), no prédio da JF, em Belém, contou com a presença de representantes de diferentes setores da categoria, de servidores das Varas da Justiça Federal, do TRE, da Vara Trabalhista de Ananindeua e do TRT. Também na sexta feira, a greve ganhou força com o apoio da Vara Trabalhista de Breves. No Amapá, servidores da JF, em reunião setorial na sexta-feira (17/06), deliberou em aderir ao movimento paredista a partir de hoje (20/06). Na segunda (20/06), foi realizado um ato público em frente ao prédio do TRT-PA.
Sitra-AM/RR: Os servidores da Justiça do Trabalho do Amazonas e de Roraima iniciaram no dia 15 a greve por tempo indeterminado. Mesmo os servidores que estão atuando para atender a portaria de 40% expedida pelo TRT, estão trabalhando em regime de "operação padrão". Na segunda (20/06), o sindicato realizou um ato no prédio Anexo I, onde estão localizados a Contadoria e a Central de Mandados. O sindicato prepara uma caminhada para quarta-feira (22/06) até o prédio do MPT, onde os servidores também estão em greve.
Sintrajufe-RS: A greve no Rio Grande do Sul teve início no dia 16. A próxima assembleia estadual será nesta terça-feira (21/06), no auditório das Varas Trabalhistas em Porto Alegre.
Sintrajud-SP: Os servidores da Barra Funda estão em greve por tempo indeterminado. Em assembleia na sexta-feira (17/06), no fórum Ruy Barbosa, os trabalhadores da JT decidiram manter a paralisação aprovada no dia anterior, com avaliação nesta terça-feira (21/06), às 13h. No TRF/JF, onde os servidores também fizeram paralisação de 48 horas, a assembleia de sexta-feira aprovou construir um grande ato, com assembleia no dia 29 de junho.
Sindiquinze-SP: A mobilização do primeiro dia de paralisação na JT-15 teve a presença de servidores de Araçatuba, Atibaia, Limeira, Piracicaba, São José do Rio Preto, Sorocaba e Ubatuba que, reunidos em frente ao Fórum Trabalhista de Campinas, aprovaram a continuidade da greve por tempo indeterminado. As cidades de Caraguatatuba e Ribeirão Preto também aderiram ao movimento paredista. A Vara do Trabalho de Sertãozinho paralisa as atividades a partir desta terça-feira (21/06).
Sinjufego-GO: Os servidores iniciaram a greve pela aprovação do PCS com forte adesão da categoria, inclusive com a presença de servidores do interior do estado. A primeira atividade do dia foi realizada às 8 horas, nos cartórios eleitorais de Goiânia. Por volta de 10 horas, os manifestantes seguiram em passeata até a sede TRT, percorrendo todo o órgão em arrastão para sensibilizar os servidores a aderirem ao movimento paredista. Em carreata, os manifestantes se dirigiram à sede do TRE-GO, acompanhando o carro de som, para prosseguir com o arrastão. Do TRE-GO, os manifestantes seguiram em caminhada até a Seção Judiciária.
Estados que já decidiram entrar em greve por tempo indeterminado
Sisejufe-RJ: Em assembleia geral realizada na última quinta-feira (16/06), em frente à sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os servidores do Judiciário Federal (com o apoio de servidores do MPU de Niterói) deliberaram pela entrada da categoria fluminense em greve por tempo indeterminado a partir de quarta-feira, 22 de junho.
Sinpojufes-ES: Em assembleia realizada nesta segunda-feira (20/06), os servidores capixabas decidiram iniciar a greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira (27/06). Até lá, será realizada paralisação de duas horas, das 12 às 14h, em todos os órgãos, em Vitória. A próxima assembleia geral será no dia 7 de julho.
Estados que realizam paralisações
Sintrajuf-PE: De 15 a 17/06, a categoria promoveu paralisações e o sindicato organizou concentrações nos seguintes locais de trabalho: TRT, Sudene, Varas Trabalhistas de Jaboatão, Olinda e Goiana; Tribunal Regional Federal , Seção Judiciária da Justiça Federal, Juizados Especiais,Vara Federal de Goiana; Justiça Eleitoral, Cartórios Eleitorais de Cinco Pontas, Jaboatão, Abreu e Lima, Gravatá. Na segunda-feira (20/06), a categoria deu continuidade às paralisações de três horas no TRT, TRF, JF e Juizados Especiais. Os servidores da Justiça do Trabalho paralisarão as atividades durante 24 horas nesta terça-feira (21/06).
Sindje-AC: Os servidores da Justiça Federal e da Justiça Eleitoral do Acre decidiram, em assembleia realizada no dia 16, pela paralisação total das atividades por 24 horas na próxima quarta-feira (22/06), em apoio à greve em seis estados pela aprovação do PCS da categoria.
Sindjuf-PB: Na última sexta-feira (17/06) foram iniciadas, na Paraíba, as atividades do calendário de lutas. As primeiras assembleias setoriais aconteceram na sede do TRE-PB e no auditório das Varas do Trabalho na Capital. Nas atividades, os servidores decidiram paralisar os trabalhos durante 24 horas no dia 27 de junho. No mesmo dia, será realizado ato público, em frente do MPU, onde os servidores também participam do movimento. Na segunda (20/06), o sindicato promoveu assembleia setorial no TRT. Nesta terça (21/06), o encontro será na JF.
Sinsjustra-RO/AC: Em assembleia realizada na sexta-feira (17/06), os servidores deliberaram promover nova paralisação na quarta feira (22/06), das 8h às 12h. Algumas varas do interior, como Ariquemes, Vilhena, Buritis, Cruzeiro do Sul, Pimenta Bueno estão se engajando para no movimento.
Sinje-CE: Os servidores da Justiça Eleitoral do Ceará realizam paralisações desde o dia 15, das 16h30 às 19h. Nesta segunda-feira (20/06), foi realizada assembleia geral, no TRE.
Sindissétima-CE: Os servidores do TRT-CE vão paralisar os trabalhos durante uma hora a partir desta terça feira (21/06). De acordo com o sindicato, no mesmo dia será avaliada a continuidade do movimento.
Sintrajurn-RN: Assembleia setorial do TRE decidiu promove nova assembleia no dia 27 de junho, a partir da 14 horas, na sede do Tribunal. As mobilizações realizadas pelo Sintrajurn já contam com a adesão da JF, que paralisa suas atividades na quarta-feira (22/06) por duas horas, das 14 às 16 horas. No TRT, também no dia 22, será realizado um ato seguido de assembleia, das 10 da manhã ao meio dia, em caráter deliberativo para novas atividades.
Estados que promovem mobilizações e assembleias
Sintrajufe-MA: Os servidores da Procuradoria da República do Maranhão realizaram atos de mobilização durante duas horas (das 14 às 16h) no dia 15 de junho. Depois da atividade, a categoria aprovou o indicativo de greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (21/06), que será avaliado em assembleia na noite desta segunda-feira (20).
Sintrajusc-SC: Assembleia geral do dia 15 aprovou realizar assembleia e ato no dia 22 de junho, na rampa do TRT, das 15 às 17 horas.
Sintrajufe-PI: Os servidores vão realizada novo ato com assembleia geral nesta terça-feira (21/06), em frente do TRE, a partir das 9h.
Sindjus-AL: Os servidores do Judiciário Federal e do MPU de Alagoas aprovaram, na assembleia geral, realizar greve de 24 horas no dia 28 de junho. A categoria também deliberou realizar ato público em frente à PRT, nesta terça-feira (21/06), a partir das 9 horas,
Sitraemg-MG: A diretoria do sindicato está percorrendo os locais de trabalho para distribuir entre os servidores uma cartilha com todos os esclarecimentos sobre a greve e uma enquete por meio da qual a entidade quer saber que tipo de ação de mobilização cada um gostaria e estaria efetivamente disposto a participar: greve, paralisações ou apenas atos públicos.
Fonte: Agência Fenajufe de Notícias com informações dos sindicatos filiados
Clique aqui para ver notícia sobre a Greve pelo PCS veiculada na TV Record na Bahia