Os servidores do Judiciário Federal, em greve por tempo indeterminado em todo o país, terão, na próxima semana, mais um espaço para mostrar à cúpula do Judiciário Federal sua indignação com a demora nas negociações para aprovar o PL 6613/2009. Trata-se da 6ª edição da Semana Nacional de Conciliação, organizada pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), de 28 de novembro a 2 de dezembro, em todo o país. Esse é um momento importante para o sistema capitalista, uma vez que bancos como Itaú e Santander, que lucram milhões de reais anualmente, todo ano figuram entre os principais litigantes neste evento. No entanto, embora os números apresentados pelo CNJ sejam “bonitos”, a Semana de Conciliação esconde uma dura realidade, funcionando, de fato, como um balcão de negócios em que o Poder Judiciário, que deveria resguardar os direitos dos trabalhadores, atua como um indutor para que a classe trabalhadora abra mão dos seus direitos em favor dos patrões que, exatamente por contarem com a Semana de Conciliação, negam os direitos dos trabalhadores.
A orientação da Fenajufe e do Comando Nacional de Greve, portanto, é que na semana que vem, os sindicatos intensifiquem suas mobilizações, visando aproveitar as atividades da Semana Nacional de Conciliação. Será uma ótima oportunidade para toda a categoria demonstrar a força de sua mobilização e o grau de indignação com a falta de uma atitude incisiva da cúpula do Judiciário para negociar, junto ao Executivo, um acordo que garanta a aprovação do PCS. Além disso, devem mostrar, por meio das diversas atividades de mobilização a ser realizadas, que os servidores não aceitam mais as metas impostas pelo CNJ e querem a valorização da carreira, há cinco anos se reajuste salarial.
A Fenajufe orienta que na semana todos os sindicatos utilizem um mesmo mote, para que seja, de fato, uma campanha nacional. Por isso, a frase sugerida é: “Conciliação zero: a m'eta é o PCS!”, e deve estar nos materiais de todos os sindicatos nas mobilizações da semana que vem.
Outra orientação da Diretoria da Fenajufe é que na segunda-feira (28/11), dia que começa a Semana Nacional de Conciliação, as atividades se concentrem na Justiça do Trabalho e na Justiça Federal.
Em alguns estados, como em São Paulo e na Paraíba, os servidores já decidiram que vão atuar para tentar “inviabilizar” a Semana, uma vez que mais uma semana se encerra sem que um acordo para votar o PCS seja efetivamente fechado. A Fenajufe reforça, portanto, a orientação para que todos façam atividades nesse sentido, o que ajudará na intensificação da greve, naqueles estados que já estão paralisados, e reforçará as mobilizações, naqueles que ainda não aderiram ao movimento grevista nacional.
Fonte: Agência Fenajufe de Notícias