Com pouco mais de 1 hora após abertura das urnas da capital e das cidades de Anápolis e de Aparecida de Goiânia e do recebimento digital das atas de apuração do interior foi possível saber que a Chapa Direção Colegiada: Sinjufego Cada Vez Mais Forte já tinha sido eleita com 94% dos votos válidos. Compareceram ao pleito mais de 60% dos eleitores aptos ao voto, superando o percentual de 50% mais um, quórum esse exigido para validação das eleições, conforme previsto na última alteração estatutária.
A Comissão Eleitoral inovou ao fazer as eleições em apenas um dia e ter transformado as seções eleitorais do interior em juntas apuradoras que transmitiram dos locais de votação os resultados por meio digital. Nesse aspecto, a Comissão Eleitoral agradece aos servidores filiados do interior que colaboraram com o processo eleitoral sindical, bem como aos filiados da capital que atenderam o chamado da Comissão para votar. Não houve nenhum registro de incidente no decorrer das eleições.
A direção do Sinjufego já estuda projeto que vai tornar menos onerosas, mais seguras e céleres as próximas eleições sindicais com possibilidade do voto eletrônico pela internet para os filiados do interior. "O atual modelo de fazer eleições sindicais já está ultrapassado com a interiorização da Justiça Federal, com antecipação podemos consolidar e melhorar a proposta de transformar cada local de votação numa mesa apuradora, voto por correspondência postal, por exemplo, não mais condiz com os avanços da informática e além de ser contraditório essa forma de votação em pleno país referência em voto eletrônico", opina João Batista, dirigente do Sinjufego reeleito para o período 2012-2015.
A Comissão Eleitoral esclarece que o pedido de empréstimo de urnas eletrônicas para serem utilizadas na capital foi indeferido pela direção do TRE-GO alegando que todas as urnas eletrônicas deveriam estar preservadas para as eleições de outubro próximo. Tal negativa de utilização das urnas eletrônicas nas eleições do Sinjufego vem justificar a importância da recente alteração estatutária do Sinjufego que mudou o calendário eleitoral sindical para ano não coincidente com as eleições oficiais, possibilitando assim maior participação dos servidores do TRE-GO no processo eleitoral sindical, além de não correr risco de indeferimento de utilização de urnas eletrônicas.
Fonte: Assessoria do Sinjufego