moldura geral foto historica 03

O município de Rio Verde, no sudoeste goiano, já é sede de duas varas do trabalho. No entanto, a análise da movimentação processual da região, uma das mais prósperas do estado de Goiás, registrou números elevados que justificaram a instalação de uma terceira vara para atender as demandas trabalhistas.

Além do próprio município-sede, são também jurisdicionadas pelo Foro Trabalhista de Rio Verde as cidades de Acreúna, Castelândia, Maurilândia, Montividiu, Porteirão, Santa Helena de Goiás, Santo Antônio da Barra e Tuverlândia.

Movimentação processual

No ano de 2011, ingressaram nas duas varas do trabalho de Rio Verde perto de 5 mil ações, sendo que pouco mais de mil processos restaram pendentes de solução para o ano seguinte. O índice de conciliação nas duas VTs ficou em torno de 50%, que foi a média alcançada pela 18ª Região no ano.

A cidade

Distante 227 quilômetros da capital, o município de Rio Verde se firma como um importante pólo industrial e de atração de investimentos. A cidade é um dos maiores produtores de grãos do Estado, além de grande arrecadador de impostos sobre produtos agrícolas e centro difusor de novas tecnologias. A produção agrícola do município é de cerca de 1,2 milhões de toneladas por ano em culturas variadas, como arroz, algodão, soja, milho, sorgo, milheto, feijão, girassol. O Município é responsável por 1,2% da produção nacional de grãos. A área plantada ultrapassa 378.853 mil hectares.

Rio Verde tem também um comércio forte e competitivo, suficiente para atender a demanda da população local e regional. Para tanto, conta com estrutura de agências bancárias, supermercados, farmácias, lojas de vestuário e calçados, móveis, revenda de automóveis, caminhões, máquinas e implementos, produtos veterinários e agrícolas e um dos maiores parques industriais do Centro-Oeste. Todo este conjunto gera empregos diretos e indiretos juntamente com as indústrias instaladas e em instalação.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sinjufego com informações do Núcleo de Comunicação Social do TRT-GO

endereco 00