O plenário da Câmara dos Deputados aprovou no fim da tarde desta quarta-feira (21) projeto de resolução que aumenta o salário de funcionários da Casa de nível médio. A remuneração inicial passa de R$ 6.697,66 para R$ 10.007,11. Serão beneficiados 1.311 servidores, como motoristas, secretários, policiais legislativos, operários e mecânicos, por exemplo.
O projeto diz que as despesas para o aumento serão contabilizadas no próprio orçamento da Câmara. Para os servidores, o contracheque só será engordado a partir de janeiro de 2013.
O aumento havia sido decidido em reunião da Mesa Diretora (formada pelos deputados que comandam a Câmara) no último dia 11 de novembro e foi confirmada nesta quarta na votação.
Na justificativa, os deputados disseram que o salário atual "tem gerado prejuízos" para a Câmara, em função da desistência de novos servidores continuarem na Casa. O projeto diz que servidores do mesmo nível admitidos em órgãos como Senado, Tribunal de Contas da União, Ministério Público e no Executivo recebem "padrões mais elevados".
Marco Maia afirmou que o aumento é uma demanda "antiga". "É uma reivindicação antiga dos técnicos, de terem recompostos os seus salários. O projeto reorganiza a carreira. A categoria estava com salário completamente defasado em relação a outras categorias semelhantes da Esplanada dos Ministérios", disse.