Brasília – Após a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) ter votado pela derrubada da liminar que paralisou as votações no plenário do Congresso desde o fim do ano passado, o relator do Orçamento de 2013, senador Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou que a proposta deve ser votada na próxima semana. “Recebemos com satisfação a decisão do Supremo. O Orçamento é uma peça importante e a ideia é votar na próxima semana”, disse Jucá.
O líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), afirmou, porém, que antes do Orçamento o Congresso deve votar o veto ao projeto dos royalties. “Estávamos discutindo a votação do veto dos royalties quando o Supremo deu a liminar, agora voltamos ao status quo e vamos dar continuidade a essa votação. Primeiro os royalties, depois o Orçamento”.
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), comemorou a decisão do STF: disse que ela respalda a posição do Congresso e marcou para hoje reunião com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para discutir a retomada das votações na sessões conjuntas do Congresso. “Ficamos felizes com a decisão do Supremo, porque ela consubstancia o papel principal do Congresso. Amanhã (hoje), vamos decidir com o presidente Henrique em relação à pauta e voltar a trabalhar”, disse Renan, evitando falar se vai colocar imediatamente o veto dos royalties ou se o Orçamento tem preferência.
(AE/AG)