Simplesmente porque não dá para fazer Ato Nacional no STF apenas com a participação dos servidores de Goiás. Infelizmente, a maioria dos sindicatos, temendo realização de um ato esvaziado, a julgar pela divulgação nos sites, não se empenhou na promoção desse evento proposto pela Fenajufe. Antecipadamente, parece que se apostou na desmobilização. Fazer pouco caso de um ato proposto pela Fenajufe acaba sendo um grande desprestígio para nossa Federação.
Sabe-se das dificuldades de cada sindicato, principalmente sob o aspecto orçamentário, bem como a desmobilização em que se encontra a categoria. No entanto, a razão de ser do sindicato reside na tarefa de despertar na categoria a vontade de lutar. Ficar desmobilizado é que não dá.
Também temos que acabar com o costume de se fazer mobilizações e atos somente em períodos de greves. Temos que nos sintonizar com os novos tempos surgidos com as recentes mobilizações de ruas.
Outro ponto interessante: Ato seria promovido somente pelos sindicatos, sem presença das centrais. Atualmente tornou-se lugar comum os sindicatos participarem de atos convocados pelas centrais sindicais. Ficam os sindicatos a reboques das centrais. Não podemos ainda esquecer do fracasso do dia 11 de julho de 2013: Ato Nacional promovido pelas centrais temperado com juras de amor eterno ao Governo. Precisamos de um novo olhar sindical que tenha exclusivamente a categoria como foco, como único partido a ser defendido.
Agradecemos aos servidores que confirmaram presença na caravana do Sinjufego ao passo que lhe pedimos sinceras desculpas pelos eventuais transtornos provocados.
---
Sinjufego