Atualmente os servidores do MPU são representados pela Fenajufe
--------------------
Do site do Sinasempu:
15-08 - MPU (SINASEMPU), LEGISLATIVO, TCU (SINDILEGIS) E BACEN (SINAL) CRIAM FEDERAÇÃO PRÓPRIA.
O SINASEMPU vem lutando arduamente no sentido de desfazer o vínculo histórico existente com o Judiciário criado em razão do SINDJUS representar a categoria do MPU antes da criação do SINASEMPU.
Com esse objetivo, nos últimos meses, a Diretoria Executiva Nacional Colegiada – DENC vem negociando com afinco com o SINDILEGIS (Câmara, Senado e TCU), SINAL (Banco Central), UNACON (Controladoria Geral da União - CGU e Secretaria do Tesouro Nacional-STN),SINDCVM (Comissão de Valores Mobiliários - CVM), SINDSUSEP (Superintendência de Seguros Privados - SUSEP) e ANFFA (Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários) visando a criação da Federação Nacional dos Servidores dos Órgãos de Fiscalização, Investigação e Controle do Serviço Público – FENOFIC.
A FENOFIC será a entidade máxima representante da categoria profissional dos servidores públicos dos órgãos de fiscalização, investigação e controle dos serviços públicos do Brasil, constituída exclusivamente por entidades sindicais e terá a missão de representar os interesses gerais da categoria profissional dos servidores públicos dos órgãos que a compuserem, representados por seus sindicatos associados, objetivando a valorização, a defesa e o aprimoramento do serviço público e dos servidores públicos.
Nesse sentido, já foram realizadas várias reuniões com essas entidades, buscando viabilizar esse sonho do SINASEMPU fazer parte de uma federação com IMENSO poder político, composto por sindicatos de servidores das carreiras mais valorizadas do serviço público federal.
Caso esse sonho se concretize, além dos servidores ficarem sob o "manto protetor" de uma federação desse porte político, é uma maneira NATURAL de nos desvincularmos, de vez, do Judiciário que, com a aprovação da PEC 190, que une os servidores do Judiciário do país em uma única categoria, transformando a carreira que hoje já é numerosa – cerca de 120.000 servidores, em uma carreira IMENSA, com cerca de 350.000 servidores, que inviabilizará qualquer pretensão de reajuste salarial que a categoria venha a pleitear.
Nesse sentido vale lembrar o argumento do Governo, no ano passado, quando a Ideli Salvatti, foi categórica quanto a sua inviabilidade orçamentária ao afirmar: “como dar 56% de reajuste para uma categoria (Judiciário) que tem em torno de 120 mil pessoas?”. Se o Governo usou como justificativa o número de servidores do Judiciário para não dar o aumento no ano passado podemos imaginar como ficará a categoria, agora com 350.000 servidores. E o MPU, que tem uma categoria com cerca de 12.000 servidores estamos atrelados a ele.
Por conta disso os servidores do STF, como noticiado pelo SINASEMPU, já entrou, no mês de junho próximo passado, com um requerimento junto ao Presidente do Supremo, para constituir uma carreira solo, única do STF, utilizando como argumento exatamente essa questão.
Então colegas, a nós servidores do MPU, só restam dois caminhos: criar essa federação e desvincular-se do Judiciário ou estudar para concurso de outra carreira mais promissora. Filiar-se a FENOFIC é a oportunidade de nos tornarmos uma categoria independente e forte.
No dia 19/08/2013 teremos mais uma reunião com estas entidades, visando avançar nessas negociações. Estamos MUITO esperançosos no avanço definitivo ruma a criação dessa federação. Fiquem atentos a novas notícias e cruzem os dedos para dar certo.
O SINASEMPU SOMOS TODOS NÓS!
COM A FENOFICI SEREMOS MUITO MAIS FORTES!
--------------------
Fonte: Sinasempu