Alertado por senadores de que o ministro Ricardo Berzoini pretende pedir a apreciação dos vetos presidenciais já nesta quarta-feira (14), o Presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), descartou a ideia por considerá-la uma “doidice”.
Em reunião com os líderes da base aliada, o ministro Berzoini, da Secretaria de Governo, recebeu um diagnóstico positivo de que o ambiente na Câmara dos Deputados havia melhorado para manter os vetos já em uma sessão nesta quarta-feira.
Na semana passada, o governo foi derrotado nas duas oportunidades em que tentou apreciar os vetos. As sessões foram boicotadas por partidos médios que se sentiram preteridos na reforma ministerial e na divisão de espaços no segundo e terceiros escalões.
Diante da estratégia destes partidos, Renan, em conversas com a presidente Dilma Rousseff e com os ministros Berzoini e Jaques Wagner, decidiu marcar a sessão apenas para o dia 17 de novembro, como determina o regimento.
Renan argumentou aos ministros palacianos que o governo não poderia contribuir para perpetuar a tática da “faca no pescoço ” pelos partidos que pressionavam por cargos. A sessão de análise de vetos está marcada para o dia 17 de novembro.
---
Fonte: com informações do Jornal do Brasil