Reunião acontece hoje e não há certeza de que o PL 2648 será pautado
Nesta segunda-feira, 28, a partir das 16h, há reunião de líderes partidários para tentar definir a composição das comissões permanentes da Casa, que ainda não foram instaladas neste ano de 2016. Nesse encontro de lideranças, Fenajufe tenta incluir na reunião o projeto de reajuste dos servidores, mas pauta dominada pelo impeachment pode prejudicar.
Nas últimas semanas, a Comissão de Negociação da Fenajufe tem envidados esforços para que o PL 2648/2015, assim como seu requerimento de urgência, sejam discutidos no Colégio de Líderes. A Fenajufe informa no seu site que o deputado Maurício Quintella (AL), líder do PR, que também é servidor licenciado do TRT de Alagoas, assumiu compromisso de bancar a inclusão do projeto de reajuste do Judiciário Federal na reunião das lideranças de hoje.
Por outro lado, os dirigentes da Fenajufe têm demonstrado certa preocupação com o resultado das conversas que tiveram com vários líderes partidários isso porque todos prometem apoiar, mas ninguém pauta a questão do reajuste e a urgência do projeto.
Nesse cenário de agravamento da crise política, resta saber se haverá espaço para debater o PL 2648 no Colégio de Líderes, sem contar que as Comissões da Câmara estão se adequando frente ao período da janela de troca de partido que já levou mais de 80 deputados federais a mudar de legenda. O PL 2648 encontra-se tramitando na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) cuja composição dos seus membros sofrerá alteração.
Hoje também poderá haver encontro da Comissão especial encarregada de analisar o pedido de impeachment de Dilma Rousseff com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski . O deputado Rogério Rosso (PSD-DF), presidente da Comissão, acompanhado do relator, deputado Jovair Arantes (PTB-GO), vai dizer ao STF que o colegiado da Câmara dos Deputados vai seguir os trâmites definidos pela corte.
Será também uma boa oportunidade para o presidente do STF cobrar dos líderes a imediata aprovação do PL 2648. Resta saber se Lewandowski vai aproveitar a oportunidade para falar em defesa dos servidores.
---
Da Redação do Sinjufego