Logo após a primeira reunião ministerial do governo interino Michel Temer (PMDB), ocorrida hoje, 13/05, o ministro do Planejamento, Romero Jucá, concedeu entrevista coletiva aos jornalistas quando afirmou que os projetos de lei de reajustes dos servidores já enviados pelo Executivo, e que tiveram acordo na gestão do governo afastado, serão cumpridos pelo atual governo.
Embora não citou projetos enviados pelo Judiciário, apenas mencionando projetos do Executivo, entende-se que o PL 2648/2015, projeto que repõe parcialmente as perdas salariais dos servidores do Judiciário Federal, esteja contemplado na fala do ministro do Planejamento, uma vez que o STF e o governo afastado já haviam fechado acordo em torno da aprovação do projeto.
O referido projeto de lei dos servidores do Judiciário Federal já teve aprovado o seu requerimento de urgência e os valores da sua implementação já estão previstos no orçamento de 2016. Contudo, cabe ressalvar que o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, havia dito que o acordo era tão somente para votar o requerimento de urgência e não o mérito do projeto.
A nova diretoria da Fenajufe tem que fazer vigília no gabinete da presidência do STF a fim de que o ministro Ricardo Lewandowski pressione o Congresso Nacional para aprovar, o quanto antes, o projeto 2648/2015, com as melhorias pretendidas pela categoria.
---
Da Redação do Sinjufego