Os coordenadores da Fenajufe reivindicaram ao procurador geral que o MPT acolha o pedido pela liberação do coordenador Saulo Arcangeli para cumprir mandado sindical. Saulo é servidor da Procuradoria Regional do Trabalho do Maranhão e seu processo foi protocolado na PGT no dia 26 de abril deste ano. Ao apresentar a reivindicação, os coordenadores da Fenajufe afirmaram que o atendimento do pedido será um respeito à liberdade sindical.
O coordenador geral da Fenajufe Cláudio Klein afirmou que os desafios que a Fenajufe terá no próximo ano em defesa dos trabalhadores já justificam a liberação de mais um coordenador. Para Klein, é fundamental que a Federação tenha pelo menos um representante dos trabalhadores do MPU liberado.
Otávio Brito se mostrou receptivo à reivindicação dos coordenadores da Fenajufe e garantiu que vai analisar o processo e agilizar a sua tramitação no âmbito do Ministério Público do Trabalho.
Outro assunto discutido na audiência de hoje foi a criação de cargos no MPT. O procurador geral disse que está sendo discutida, na Procuradoria Geral da República, a elaboração de um projeto de criação de cargos. De acordo com ele, logo que o processo for finalizado, o projeto será encaminhado ao Congresso Nacional.
Os coordenadores da Fenajufe se colocaram à disposição para colaborar nos debates sobre a elaboração do projeto e também atuar para agilizar a tramitação da proposta.
“O quadro está muito reduzido e isso dificulta principalmente a interiorização do MPT, além das regionais que já existem no país”, afirmou Saulo Arcangeli, ao defender a proposta de criação de novos cargos no âmbito do Ministério Público do Trabalho.
Da Fenajufe – Leonor Costa
Fenajufe tem primeira audiência com o novo PGT
- Detalhes